domingo, 2 de dezembro de 2012
Homenagem aos amigos desenhistas
Essa foi a capa que fiz para um fanzine de ilustrações(para quem não sabe o que é fanzine: é uma revista feita por fãs ou por amadores). Na verdade, esse desenho foi uma homenagem para meus amigos desenhistas, pois desenhei um personagem de cada um deles. Somente a personagem de cabelos negros longos até os pés é minha criação, ela se chama Sabini. Os outros são os personagens principais das histórias de meus amigos. Alguns desses amigos desenhistas conheci por carta, na época que costumava ter mais de 100 correspondentes trocando cartas todos os meses(eu não trabalhava ainda, hehehe, só estudava) e não tinha e-mail... Outros eu conheci nos cursos que fiz e na faculdade. Tenho saudade daquela galera que se reunia todos os sábados lá no Rua da praia shopping para conversar sobre animê, mangá e sobre as histórias em quadrinhos que estávamos desenvolvendo. A maioria eu conheci num curso de desenho e a amizade durou muitos anos, até que as faculdades diferentes que fomos fazer acabaram nos afastando um pouco, cada um foi seguir um caminho pra sobreviver. Mas ainda tenho alguns desses amigos no meu facebook e entro em contato por telefone de tempos em tempos. Entrentanto, não é a mesma coisa que naqueles tempos de se encontrar todo o sábado. Era uma época em que ainda existiam poucos eventos de animê aqui no RS. Agora tem bastante, em alguns desses eventos ainda encontro o pessoal quando estou lá vendendo minhas revistinhas, eles estão sempre envolvidos em fazer desenhos, cosplays e em fazer debates sobre quadrinhos. Saudades da época em que nos encontrávamos todos os sábados despreocupadamente para jogar papo fora. Saudades de vocês, pessoal!
Personagens para um jogo de tabuleiro que estou criando
Esses são alguns dos personagens que fiz para um jogo de tabuleiro inspirado em RPG que estou criando. A princípio era um trabalho que eu estava fazendo para a disciplina "Psicologia da Educação: O Jogo" da faculdade de Letras que faço na UFRGS, contudo, me envolvi tanto com o trabalho e gostei tanto de criar o tabuleiro, os personagens, as regras do jogo, que estou pretendendo terminá-lo e quem sabe tentar vendê-lo. Estou também criando várias cartinhas de monstros que serão os inimigos dos personagens principais e colocarei dragões no jogo, pois adoro dragões, provavelmente, serão os chefões do jogo.
O bom de ser a criadora de tudo é que posso escolher as coisas que mais gosto para colocar. Entretanto, estou ouvindo várias opiniões de colegas e de alunos meus, acho importante fazer uma pesquisa de opiniões e colher idéias. Assim, o projeto tem mais chance de agradar bastante gente. Por isso, se quiser me ajudar, deixe seus comentários aqui no blog.
Acho que o resultado final vai ficar bem legal. Espero que seja tão divertido jogar o jogo depois quanto está sendo divertido para mim fazer... É claro que dá trabalho, mas acredito que se a gente consegue trabalhar se divertindo, isso já é o paraíso aqui na Terra.
Pô-do-sol feito com pastel seco
Esse desenho eu fiz para testar o estojo novo de pastel seco que comprei há algumas semanas. Para quem não sabe, pastel seco é um giz parecido com o giz que os professores usam para escrever nos quadros nas escolas, mas é um giz específico para desenho. Ele faz cores vibrantes e deixa o trabalho mais homogêneo do que o lápis de cor. Gosto de fazer misturas com o pastel seco e o lápis de cor aquarelável. Comprei também um fixador para passar nos desenhos depois de prontos, porque senão o giz pastel continua esfarelando e o desenho vai se perdendo com o tempo e o manuseio. Adoro fazer desenhos do pôr-do-sol e do nascer do sol, acredito que esses momentos são mágicos e que desepertam na gente muito da espiritualidade perdida no cotidiano. Muitas vezes em minha vida, me acordava mais cedo só para ver o sol nascer da janela do meu quarto. E no verão, quando podemos ficar na rua até mais tarde por causa do calor, gosto de levar a minha câmera fotográfica e ficar tirando fotos do céu ao entardecer, pode ser numa praça ou mesmo na rua, embora eu prefira estar numa praia ou no topo de um morro, onde a paisagem é ainda mais bela e resplandecente nesse horário.
Desenhos a partir de fotos
Ultimamente, tenho feito mais desenhos a partir de fotos. Resolvi testar um traço mais realista. Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre isso. Não que eu pretenda desistir do traço de mangá que gosto de fazer, mas quero incorporar mais elementos a partir de fotos, porque acredito que isso enriquece muito o desenho. Abraços!